tofu com ervilhas e arroz

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

tofu com ervilhas e arroz

Mensagem  Vcosta em Seg Fev 11, 2008 12:12 pm

300 gr Tofu
500 gr Ervilhas
200 gr Arroz
100 gr cebola
500 ml de água
1 dente de alho
1 colher de sobremesa com açúcar amarelo
molho de soja qb
caril qb
gengibre qb
sal qb
azeite


Corte o Tofu em cubinhos, tempere com o caril, o gengibre ralado, o molho de soja e reserve.

Num tacho junte a cebola picada e um dente de alho a refogue com o azeite. Adicione as ervilhas quando a cebola amolecer (não deixar alourar muito), o açúcar amarelo e um pouco de sal, tape o tacho e deixe suar um pouco as ervilhas, junte o Tofu e deixe puxar mais um pouco. Adicione a água deixe as cozer, assim que estejam quase cozidas coloque o arroz a cozer mais 7 minutos, tire do lume e ponha repousar mais uns 5 minutos, ou até á hora de servir, sempre com o tacho tapado.

_________________
avatar
Vcosta
Admin

Masculino Número de Mensagens : 670
Localização : MACHICO Madeira
Data de inscrição : 23/01/2008

Ver perfil do usuário http://www.sabores-do-atlantico.com/index.htm

Voltar ao Topo Ir em baixo

tofu

Mensagem  Vcosta em Sab Fev 21, 2009 10:18 am

tofu é um alimento produzido a partir da soja. Tem uma textura firme parecida com a do queijo, sabor delicado, cor branca cremosa e se apresenta com a forma de um quadrado branco. É originário da China, mas muito comum também na alimentação japonesa e coreana. O seu processo de fabricação a partir do leite de soja, é muito similar ao do queijo fabricado a partir de leite, tendo também a mesma consistência. É por isso também conhecido por queijo de soja. Tem um sabor suave, e por isso é geralmente usado em receitas relativamente simples. Na culinária asiática o tofu é usado em todo o tipo de receitas, tanto doces como salgadas. Pode ser comido cru, frito, cozido em sopas ou em molhos, cozido a vapor, recheado com diferentes ingredientes, ou fermentado como picles, etc. Nutricionalmente tem um conteúdo protéico muito rico e por isso é usado no Ocidente como substituto da carne por vegetarianos.

Se prepara mediante a coagulação do chamado "leite de soja", que é uma solução do extrato (ou "leite" ) de soja em água, que é prensado posteriormente para separar a parte líquida da sólida, de uma maneira semelhante a como se prepara o queijo a partir do leite.

Para a coagulação usa-se um coagulante, como nigari, ou cloreto de magnésio,. Também é usado o cloreto de cálcio. Pode ser preparado em pequena escala, domesticamente.

_________________
avatar
Vcosta
Admin

Masculino Número de Mensagens : 670
Localização : MACHICO Madeira
Data de inscrição : 23/01/2008

Ver perfil do usuário http://www.sabores-do-atlantico.com/index.htm

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum