congresso dos profissionais de cozinha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

congresso dos profissionais de cozinha

Mensagem  Vcosta em Dom Fev 03, 2008 2:06 am



Este projecto de longa data concretizou-se, pela primeira vez, em 2005. As três associações de cozinheiros e pasteleiros juntaram-se às Edições do Gosto para realizar um dos maiores eventos de partilha entre profissionais.

O grande objectivo para a organização é fazer deste evento o Congresso da classe de profissionais de cozinha. É importante a união entre a classe para um futuro melhor.

O Congresso Nacional dos Profissionais de cozinha quer criar um momento em que juntos reflictam e trabalhem para um futuro.
O Círculo do Norte definiu o Congresso como «uma "auto-estrada" que se abre para que possamos tentar apanhar o "comboio", que muitos deixamos partir».


«A par de um espaço de união entre cozinheiros, a ideia do Congresso é a apresentação de receitas e técnicas inéditas para o crescimento da cozinha em Portugal». Esta foi a definição de Fausto Airoldi, Presidente da Mesa do Congresso.

Para a primeira edição do Congresso Nacional de Cozinheiros, a organização convidou o vencedor em título do Bocuse d'Or, Sérgio Vieira. Além do chefe luso-francês, foram vários Chefes portugueses a aceitar o convite para partilhar com a plateia as suas receitas e técnicas.

Alternando Chefes já conhecidos e jovens promessas, a primeira edição recebeu oito profissionais de cozinha que aceitaram fazer demonstrações de cozinha, sendo intercaladas com alguns momentos de discussão, com pequenos debates sobre o associativismo e os produtos D.O.P.

Neste primeiro encontro, a maridagem entre o vinho e a gastronomia também esteve em destaque. Um especialista de vinho convidado comentava e aconselhava um vinho para todas as receitas apresentadas.

A Comissão de Honra do Congresso Nacional de Profissionais de Cozinha 2005 foi constituída por Francisco Vieira, ex-Presidente do Conselho de Administração do INFTUR, Eunice Gonçalves, Presidente do Conselho Directivo da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e Sua Excelência o Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.

1 - Os profissionais estão abertos à partilha e este congresso foi sinal disso;

2 - Regista-se o surgimento de cada vez mais jovens cozinheiros, com respeito importante pela tradição, à procura de novos modelos de apresentação dessa tradição e de novas técnicas culinárias;

3 - As diferentes associações de profissionais de cozinha, trilham actualmente caminhos paralelos, tendo interesses comuns;

4 - Algumas das novas técnicas apresentadas têm origem em tecnologias aplicadas a equipamentos disponíveis em Portugal, cabendo aos profissionais de cozinha a procura das mesmas, bem como da formação adequada à sua utilização;

5 - Os profissionais de cozinha estão atentos ao mercado de trabalho, formação e questões institucionais relativas às suas profissões;

6 - Os profissionais de cozinha consideram importantes os esforços para o desenvolvimento de conhecimento sobre a sua actividade profissional; no âmbito da sua formação, consideram ainda importante a atenção ao cliente, na medida em que envolve uma atenção à concepção global do modelo de concepção e exploração dos negócios de restauração;

7 - Os profissionais de cozinha apreciam as ligações apresentadas no congresso entre: ciência e culinária e culinária e vinhos, esperando que o congresso incentive o alargamento destas ligações.

_________________
avatar
Vcosta
Admin

Masculino Número de Mensagens : 670
Localização : MACHICO Madeira
Data de inscrição : 23/01/2008

Ver perfil do usuário http://www.sabores-do-atlantico.com/index.htm

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum