A arte de Mastigar!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A arte de Mastigar!

Mensagem  Fernando Moreira em Sex Mar 06, 2009 1:30 am

Boca, língua e dentes fazem parte do trato digestório sendo a mastigação a primeira etapa da digestão (quebra) dos alimentos. Como você bem sabe, estômago não tem dentes, ou seja, quem deve fazer o trabalho é realmente a boca. Assim, mastigar bem facilita as demais estapas da digestão, melhorando a assimilação dos nutrientes. Você pode ainda ter mais prazer ao se alimentar ao comer com calma, ficando atento às cores, aromas e sabores. Algumas filosofias orientais consideram, inclusive, a mastigação um acto de meditação que pode desenvover a paciência e o alto controle. Além disso, quem mastiga bem come menos, o que auxilia no controle do peso e evita distúrbios digestivos. Muitas vezes quando comemos muito rápido ficamos com vontade de um doce após a refeição. Isto porque o sabor do alimento não foi sentido e porque ainda não houve tempo do alimento passar à corrente sanguínea equilibrando a glicemia. Por isto mastigue,mastigue, mastigue e você não terá tanta necessidade da sobremesa, até porque estará menos ansioso. Outras vantagens da mastigação incluem a redução do mau hálito (não haverão tantos alimentos mau digeridos no trato digestório), e estímulo das glândulas (inclusive da tireóide).

Assinado:
Fernando Moreira


_________________
“I can’t change the direction of the wind, but I can adjust my sails to always reach my destination.”
avatar
Fernando Moreira

Masculino Número de Mensagens : 241
Idade : 37
Localização : Luton, Bedfordshire
Emprego/lazer : Director de Restaurantes e Bares/Duty Manager
Data de inscrição : 19/02/2008

Ver perfil do usuário http://www.lutonhoo.co.uk/

Voltar ao Topo Ir em baixo

10 razões para se mastigar bem

Mensagem  Fernando Moreira em Qua Mar 25, 2009 4:22 pm

É realmente impressionante como hábitos simples podem promover mudanças significativas na qualidade de vida das pessoas. Um hábito extremamente importante para a manutenção de uma vida equilibrada está ligado ao simples ato de mastigar a comida vagarosamente e diversas vezes (os macrobióticos chegam a aconselhar 150 vezes por porção!!) durante as refeições. Se você não acredita nisso, aí vão 10 razões, extraídas do livro "Power Eating Program" de Lino Stanchich, para te convencer do contrário.

01)- Melhora a Digestão.

É intuitivo. Quanto mais você mastigar e quanto menos tenso estiver na hora da refeição melhor será sua atitude de paz e alegria e melhor você digerirá e assimilará seu alimento.

02 )- Desenvolve Paciência e Auto-Controle.

Se tiver disciplina nas refeições, terá mais disciplina em sua vida. Também desenvolverá maior paciência. Quando estiver impaciente, sentirá impaciência ao mastigar. Uma produz a outra. Mais mastigação produz mais paciência; mais paciência produz mais mastigação. Seu auto-controle se manifestará quando você conseguir esperar um pouco mais por sua gratificação com comida em vez de conseguir essa gratificação de imediato através de comportamento impulsivo. O prazer momentâneo que conseguimos ao ingerir alimentos nocivos desaparece rapidamente. Mas os efeitos negativos se farão sentir por um tempo muito mais longo.

03 )- Reduz a Quantidade de Comida Desejada.

Quando mastigar mais, você necessitará de menos comida porque conseguirá extrair mais nutrição de seus alimentos. Ao diminuir a quantidade de comida, seu estômago diminuirá de tamanho. Hoje em dia existe uma cirurgia onde parte do estômago é costurada de modo que o paciente não possa mais utilizá-la. Se comer corretamente, você diminuirá o tamanho de seu estômago. Quando nossa saúde melhora, precisaremos de menores quantidades de alimentos.
Ao ingerir conscientemente alimentos saudáveis seu corpo se tornará mais firme e mais “enxuto”. Há indivíduos que não perdem peso, qualquer que seja a dieta que adotem. Os resíduos de alimentos parcialmente digeridos permanecem dentro do corpo. Depósitos de resíduos espessos e grudentos criam um bloqueamento para o fluxo de energia. Essa energia se torna, então, estagnada.
Entretanto, se seguir o princípio de matigar vagarosamente e ingerir alimentos saudáveis que equilibrem sua condição individual, de maneira natural atingirá seu peso ideal.

04) - Economiza.

Mastigando mais você ficará mais satisfeito com menos comida, e, portanto, gastará menos no supermercado. Além disso, sua saúde melhorará, reduzindo suas despesas com médicos e remédios.

05 )- Reduz a Necessidade de Doces.

Pessoas que mastigam muito pouco constantemente precisam de doces com as refeições. Aqueles que mastigam bem e bastante os carboidratos complexos notam o sabor doce inerente a esses alimentos e frequentemente conseguem diminuir sua necessidade de doces. É importante para pessoas que sofrem de hipoglicemia ou diabetes e desordens relacionadas do pâncreas e do baço (os quais controlam o açúcar do sangue) mastigar bastante - 150 vezes ou mais. Esses órgãos processam os açúcares. Quanto mais mastigarmos, mais doces os alimentos nos parecerão. O sabor adocicado, juntamente com refeições sem tensões ou estresses, colaborarão para diminuir a necessidade de doces.

06) - Reduz o Máu Hálito.

Os odores do hálito provêm de diversas fontes. A maioria das pessoas que tem mau hálito crônico comem demais ou muito frequentemente. Antes de acabar a digestão de uma refeição já começam outra. Tomam lanches e “beliscam” entre refeições. Três refeições são suficientes se a pessôa come corretamente. Muitos se satisfazem com apenas duas refeições por dia.

07)- Ativa as Glândulas.
A mastigação ativa todas as glândulas, desde a pituitária até a tiróide, o pâncreas, o baço e as gônadas. Os órgãos sexuais se tornam mais equilibrados. A glândula que sofre a maior mudança é o timo, o qual produz as células-T necessárias para o bom funcionamento do sistema imune. De acôrdo com o American Medical Dictionary, pesquisas indicam que o hormônio parotino, o qual é excretado durante a mastigação, aumenta a produção das células-T. A mastigação é essencial para pessoas com AIDS ou com qualquer doença degenerativa.

08) - Reduz a Ansiedade por Comida

Há muitas pessôas com ansiedade por comida. Elas não conhecem a razão para tal ansiedade. Se você mastigar bem uma dieta saudável, aos poucos descobrirá que sua ansiedade por alimentos não saudáveis diminuirá. Você vai passar a se satisfazer com o que comer.

09) - Promove Rejuvenescimento.

A mastigação tem efeitos rejuvenescedores. Os indivíduos da comunidade Hunza dos Himalaias são conhecidos por sua longevidade e prática da mastigação. O Dr. Tomozaburo Ogata, professor da Escola de Medicina da Universidade de Tóquio, conduziu uma extensa pesquisa a respeito de rejuvenescimento. Essa pesquisa é mencionada no livro Natural Immunity, de Noboru Muramoto.
Noboru Muramoto diz que o Dr. Ogata descobriu que a mastigação revitaliza o corpo porque ativa as glândulas parótidas, localizadas em cada lado das mandíbulas, abaixo dos ouvidos. Quanto mais mastigarmos, mais ativas as glândulas se tornam, produzindo o hormônio parotin. Se a pessoa mastigar poucas vezes, o hormônio é engolido e destruido no estômago. Mastigando bem faz com que o hormônio parotin seja absorvido pelo sistema linfático. O hormônio renova as células, afetando o sistema endócrino glandular e rejuvenescendo o corpo inteiro.

10) - Aumenta a Eficiência.
Gastando o seu tempo com mastigação você diminuirá o tempo necessário para terminar outras tarefas.
Assinado:
Fernando Moreira

_________________
“I can’t change the direction of the wind, but I can adjust my sails to always reach my destination.”
avatar
Fernando Moreira

Masculino Número de Mensagens : 241
Idade : 37
Localização : Luton, Bedfordshire
Emprego/lazer : Director de Restaurantes e Bares/Duty Manager
Data de inscrição : 19/02/2008

Ver perfil do usuário http://www.lutonhoo.co.uk/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum