Bolo de Milho cozido na folha de couve.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Bolo de Milho cozido na folha de couve.

Mensagem  Vcosta em Dom Fev 22, 2009 12:26 pm




No registo deste património cultural que se perde nos tempos do “antigamente”, compreendia-se que esta forma peculiar de bolo (que juntava aos ingredientes a farinha de milho, um pouco de farinha de trigo, batata doce, fermento e sal) era prática comum no tempo das couves. O processo de confecção acompanhava o fabrico do pão, com a particularidade do bolo de milho ir ao forno, numa primeira cozedura, antes da enforna do pão.

O modus operandi é muito simples. Depois de levedar cerca de vinte minutos, o bolo de milho é repartido às unidades pelas folhas de couve, utilizando-se água para alisar. Em seguida cortavam-se as arestas da couve de modo a que estas não interferissem umas nas outras e no próprio pão, que também ia a cozer.

Procedia-se ao varrimento do forno, utilizando-se o varredor e o “puxa-brasas” e para formar e acoalhar testava-se uma primeira cozedura. Antes de ir ao forno e junto à pá proferia-se a seguinte uma oração: “Nosso Senhor te acrescente no forno, como a graça de Deus pelo Mundo todo”.

Depois de acoalhado, era retirado do forno e, junto à lareira, tiravam-se as folhas que suportaram de base na cozedura. A característica do bolo é manifestamente reconhecível nesta fase: no fundo formam-se os negativos do “esqueleto” da couve numa perfeita alegoria à arquitectura daquela hortaliça no recheio da crosta do milho.



_________________
avatar
Vcosta
Admin

Masculino Número de Mensagens : 670
Localização : MACHICO Madeira
Data de inscrição : 23/01/2008

Ver perfil do usuário http://www.sabores-do-atlantico.com/index.htm

Voltar ao Topo Ir em baixo

fantastico

Mensagem  Eleutério Costa em Seg Abr 13, 2009 3:11 am

devo de dizer que não conhecia este bolo de milho, assim como não conheço muitas outras receitas dos nossos antepassados, mas está é sem forma e duvida uma para experimentar.

Este Forum de facto esta a ser uma grande mais valia porque de facto se quisermos adquirir alguns conhecimentos, ficarmos a conhecermos melhor, aqui de facto estou á adquiri-los.

Obrigado
avatar
Eleutério Costa

Masculino Número de Mensagens : 42
Idade : 37
Localização : Câmara de Lobos
Emprego/lazer : Cozinheiro
Data de inscrição : 09/02/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum